domingo, 25 de julho de 2010

O pai da minha amiga quer que a gente se separe


Uma das coisas mais valiosas da vida é ter uma melhor amiga que você considera como sua irmã. A T. tem uma dessas, mas a amizade delas está em perigo:

“O pai da minha melhor amiga disse que a gente tem que se separar. Nós duas nos conhecemos desde os quatro anos de idade e somos praticamente irmãs. Mas agora não somos mais nada! O que eu faço?”

Eu acho curioso como muitos pais acham que lidar com os filhos na base da proibição é a melhor saída. Lógico que em algumas situações eles podem (e até devem) determinar limites para a gente, mas penso que o diálogo é fundamental. Proibir sem justificativa coerente não funciona e não tem razão de ser.

Mandar terminar uma amizade de tanto tempo me parece algo muito radical e fiquei curiosa para saber se o pai da amiga da T. apresentou algum motivo para essa “nova lei” ou se um belo dia ele simplesmente decidiu que assim deveriam ser as coisas.

De qualquer maneira, se vocês duas estão insatisfeitas com a situação, a primeira coisa a fazer é não desisitir. As coisas mais importantes da nossa vida geralmente são mesmo difíceis de conseguir, por isso temos que batalhar por elas. Tem que questionar a decisão, buscar uma conversa sincera com ele e mostrar que essa amizade é fundamental para vocês. Uma, duas, três…cinquenta vezes.

Mesmo se todo esse esforço não surtir efeito, ainda há esperanças. Talvez vocês não consigam se encontrar com tanta frequência, mas a Internet está aí para permitir que pessoas mantenham contato. E se eu consigo dividir a vida com a minha grande amiga que mora na Noruega, vocês também conseguirão manter a cumplicidade que existe entre vocês trocando e-mails e conversando no MSN.

Só sei que amizade de infância é dessas coisas que fazem bem pra alma e não se pode abrir mão dela sem lutar muito antes.

Alguém mais teve que enfrentar uma barra dessas? Como superou?

beijo

Nenhum comentário: