domingo, 29 de agosto de 2010

DÚVIDA DE HOJE: Minha mãe não confia em mim


É fato que tem mãe que exagera e resolve não sair do pé. Mas será que a culpa é SÓ delas? A história da Y. pode ajudar a gente a entender melhor essa relação que, às vezes, pode ser tão difícil:

“Eu não aguento mais! Minha mãe não confia em mim. Ela não gosta dos meus amigos, fica fuxicando no meu diário, mexe no meu celular, lê os históricos do meu MSN, e quando saio, ela vai atrás de mim. Total invasão de privacidade! Estou sofrendo muito com isso e não sei mais o que fazer. Help!” Acredito que como a mãe da Y. existem muitas outras por aí, talvez não tão desconfiadas quanto ela, mas também empenhadas em descobrir todos os “mistérios” ds suas filhas. Por que será?

A adolescência dos filhos não é mesmo uma fase muito fácil para os pais. Pensa bem…até então, enquanto a gente era criança, nossos pais eram tudo o que havia de mais incrível: eles sabiam tudo, nos ensinavam tudo e estar ao lado deles nos deixava mais seguras. E daí, a gente cresce um pouco, descobre que existe todo um outro mundo para além daquilo que eles nos mostraram e, pronto, eles não sabem mais NADA.

É um processo bem natural, afinal de contas, temos mesmo que aprender a trilhar nossos próprios caminhos. Natural e um pouco dolorido também. Para nós, que começamos a ter que resolver os problemas da vida sozinhas e para eles que tem que aprender a deixar a gente enfrentar o mundo por conta própria.

Então, como achar a medida certa? Se fazer presente, continuar cuidando pela felicidade do seu filho, mas sem se intrometer demais, sem proteger demais, sem virar uma paranóica? Não me parece uma tarefa fácil e por isso acho que a gente tem que colaborar um pouco.

Não adianta querer bloquear os pais da nossa vida completamente. Lógico que eles não precisam saber de TUDO, mas deixar que eles participem é fundamental para deixá-los mais seguros e confiantes. E também é bom pra gente, porque a vida fica sem dúvida mais fácil se podemos contar com a cumplicidade e apoio deles.

Por isso, Y., ao invés de querer espantar a sua mãe, que tal convidá-la para um papo sério? Perguntar para ela, e estar sinceramente disposta a ouvir a resposta , do que ela tem tanto medo, do que ela tanto desconfia. Pode ser um monte de maluquices estejam passando na cabeça dela, porque o mundo pode ser mesmo muito perigoso, e só conversando muito para vocês conseguirem se entender e acabar com tanta desconfiança.

Vai ser um processo, mas acho que tentar se aproximar dela vai surtir mais efeito do que procurar mais distância.

Tem mais gente com mãe estilo “investigador” por aí? Como lidar, hein?

beijo

Nenhum comentário: